O outono e o inverno estão chegando e com o clima mais ameno e frio os problemas com a saúde aumentam. Nestes problemas os mais comuns são os que envolvem a respiração e as inflamações no ouvido.
Mas quais as precauções devem ser tomadas para que estes problemas nos afetem e possamos curtir as baixas temperaturas?  

Durante o outono e o inverno são muito habituais ocorrerem infecções do nível médio, que atingem a membrana timpânica e causam doenças que estão relacionados às baixas temperaturas.
Uma das infecções mais comuns em crianças são as de ouvido, pois a tuba auditiva é menor e próxima à garganta.

Na fase adulta, o crânio aumenta e a tuba auditiva também, dessa forma, o organismo cria diversos mecanismos de defesa, o que faz com que os riscos dessas infecções sejam menores.

É importante lembrar que os cuidados devem ser também com a respiração, já que o nariz está ligado ao ouvido, essas doenças respiratórias afetam a audição. Por isso, durante as estações mais frias tenha cuidado com o vento e mantenha sempre a garganta e os ouvidos bem aquecidos, e em caso de dor e febre procure um médico.

Ao sentir dor no ouvido, não recorra aos medicamentos caseiros, pois eles são ineficazes e podem causar riscos aos tímpanos. Se sentir dor, faça uma compressa quente no ouvido e tome analgésico até que consiga consultar o médico, mas não pingue remédios sem recomendação profissional.

Os principais cuidados que deve-se tomar durante este período é ficar atento às rinites e sinusites, resfriados e outras infecções e evitar o contato direto com pessoas que estejam doentes. Se sentir que vai gripar, inicie imediatamente o tratamento e se for sair no frio, agasalhe bem os ouvidos utilizando toucas ou protetores.

Lembre-se que em caso de dor o médico deve ser consultado imediatamente. E se você sofre com a perda auditiva, entre em contato conosco e agende o seu exame para que possamos te apresentar as melhores soluções.