Devido a doenças ou acidentes muitas pessoas desenvolvem problemas auditivos. Atualmente, existem dois principais tipos de problemas auditivos. Um deles afeta o ouvido externo ou médio causando dificuldades auditivas que em alguns casos pode ser tratadas e curadas. Já o outro problema chama-se surdez neurossensorial e envolve o ouvido interno ou o nervo auditivo.
Quando o problema se localiza no ouvido externo ou médio a deficiência é classificada como deficiência de transmissão. Já quando o problema se localiza no ouvido médio e interno, ela é classificada como mista, por fim, quando se origina no ouvido interno e no nervo auditivo trata-se da sensorioneural ou neurossensorial.
A surdez neurossensorial distorce os sons e corta o volume sonoro. Um dos seus sintomas típicos é a interpretação desordenada dos sons. Mas para você conhecer mais sobre o assunto, neste artigo vamos falar de três problemas auditivos muito frequentes.
Tímpano perfurado
A perfuração dos tímpanos pode ocorrer tanto por infecções graves no ouvido médio quanto por introdução de objetos, fortes pancadas, sons muito altos no ouvido. As infeções graves repetidas no ouvido enfraquecem o tímpano, causando a perfuração que impede a vibração normal e levam à perda auditiva.
Essas perfurações podem curar naturalmente, mas em casos de infeções graves que perdurem por muito tempo, os orifícios podem fechar, exigindo o tratamento médico. A denominação médica para este problema é otite média crônica.
Ouvidos Obstruídos
A obstrução do canal auditivo é uma das causas mais simples para perda de audição. Trata-se de um bloqueio que impede que as ondas sonoras cheguem ao tímpano.
Constantemente sai cera natural do ouvido, o que ajuda a remover a sujeira, no entanto, quando essa cera endurece, ela fica no canal e entope o ouvido, deixando-os obstruídos.
A introdução de pequenos objetos também podem obstruir o som. Outro fator que pode auxiliar a obstrução é o fato de que o canal auditivo ser revestido de pele, a descamação faz com que ele fique obstruído.
Tinido (zumbido)
Mesmo que a causa deste problema não esteja esclarecida, o zumbido afeta muitas pessoas. Trata-se de um ruído no sistema auditivo que a pessoa não consegue identificar de onde surge. É mais comum que eles afetem as pessoas idosas, e quem sofre com o problema muitas vezes diz que os sons são insuportáveis.
Existem alguns fatores que podem contribuir para que o problema se desenvolva, sendo eles: sons muito altos, doenças ou infecções no ouvido, alguns tipos de alimentos e remédios vasodilatadores.
Este são apenas alguns dos principais problemas auditivos, existem muitos outros que vamos falar posteriormente em outros artigos. Mas se você tem sofrido com a perda auditiva, venha fazer o nosso exame de mapeamento de fala, vamos encontrar o aparelho auditivo ideal para você.