Quando um médico recomenda o uso de um aparelho auditivo é muito comum que o paciente apresente resistência, pois reconhecer a existência de um problema não é algo simples, no entanto, ao percebe que aquela é a melhor solução, ele pode deparar com uma outra dificuldade: a escolha do aparelho ideal.
Atualmente o mercado oferece diversos tipos de aparelhos auditivos com tecnologias cada vez mais avançadas o que dificulta a escolha do aparelho mais adequado. No entanto para tomar essa decisão deve-se ter em mente fatores como adaptação e a reabilitação auditiva, sendo assim, uma escolha que deva ser feita de acordo com a necessidade de cada indivíduo. Ao escolher deve-se ter em mete o tamanho do canal auditivo, a causa e o grau da perda auditiva e, claro, a preferencia do usuário.
É importante lembrar que quanto mais sofisticada a tecnologia, mais conforto o aparelho irá proporcionar. Atualmente existem aparelhos auditivos com conectividades direta com smartphones o que possibilita ouvir áudios e ligações diretamente do aparelho.
Ao comprar o aparelho auditivo deve-se ter em mente o seguinte:
Nem sempre o menor aparelho é o melhor
Muitos pacientes querem utilizar os modelos menores, no entanto, nem sempre eles atendem as suas necessidades. O melhor aparelho auditivo para você é aquele que vai suprir as suas carências.
Seu estilo de vida é importante para a decisão
Para uma boa escolha é fundamental considerar o seu estilo de vida, pois todos os aspectos dele são importantes para definir qual o aparelho mais indicado para você. Neste ponto considera-se rotina de trabalho, principais lazeres, entre outros fatores.
A sua fisiologia é importante
O tamanho do seu ouvido externo ajudam a determinar qual o aparelho auditivo você pode utilizar, isso torna a adaptação mais fácil. Por isso, o médico irá fazer o detalhamento da sua fisiologia para determinar qual o aparelho mais indicado.
O paciente deve passar por uma audiometria
O exame de audiometria é fundamental para verificar o grau da perda auditiva do paciente e assim escolher a potencia do aparelho para não gerar desconforto auditivo.
Aparelho auditivo é um investimento
Muitos pacientes reclamam do valor dos aparelhos auditivos, mas é importante lembrar que muitas vezes aparelhos mais baratos são apenas ampliadores de som que não vão atender de forma eficaz a necessidade auditiva do paciente. Por isso, ressaltamos que adquirir um aparelho auditivo é um investimento em qualidade de vida.
Lembramos ainda que quem determina qual o melhor aparelho para a sua necessidade é o profissional médico, por isso, no momento da consulta é importante falar sobre o seu estilo de vida, o que você quer em relação ao seu aparelho para que ele consiga conciliar com o que você precisa.
Caso o seu médico recomende o uso de algum aparelho que aparentemente não te agrade, ainda assim, dê uma chance ao produto, pois o profissional sabe o que é melhor para você. E para obter maior satisfação ainda, converse com outros usuários de aparelho auditivo.