Uma prática muito comum principalmente entre jovens é o uso contínuo de fones de ouvido de diversos modelos. Isso ocorreu devido principalmente ao aumento do fácil acesso aos smartphones pela população. Entretanto, muitos ignoram que o uso contínuo dos fones de ouvido podem trazer danos à audição e é sobre isso que vamos falar hoje.

Existem diversas motivos que podem ocasionar na perda auditiva e um deles é exposição a níveis de pressão sonora elevados, que tem sido muito comum na população. Ela pode ocorrer tanto por ruídos ocupacionais quanto por aparelhos de som.

Ao utilizar o fone de ouvido quando estamos em ambientes com muito ruídos temos a tendência de aumentar o volume para abafar o som externo. Dessa forma, o som dos fones ficam acima dos sons ao redor trazendo prejuízos auditivos e aumentando o dano causado pelos aparelhos em pouco tempo.

Pessoas que utilizam os fones de ouvido frequentemente também podem notar a presença do zumbido, que pode ser tanto permanente como temporário, causando diversos transtornos até mesmo à saúde mental da pessoa. O zumbido surge como um sintoma, para servir de sinal de alerta para que a pessoa procure ajuda médica e tenha maior cuidado com a saúde auditiva, porém, muitas vezes ele pode ser um sintoma definitivo.

Claro que não estamos dizendo que você deva parar de utilizar os fones de ouvidos, mas que é necessário ter alguns cuidados com relação ao uso excessivo e o volume no qual escuta o rádio. O recomendado é que você utilize o fone de ouvido com o volume regulado até a metade da capacidade, evitando que a sua audição passe por danos irreversíveis.

Outra recomendação importante é que em locais com sons muito altos como festas, shows e baladas que você não fique próximo às caixas de som e que no dia seguinte você dê um descanso aos ouvidos.

É importante salientar que os sons acima de 85 decibéis são prejudiciais à audição, sendo que muitos modelos de fones de ouvido podem alcançar até 120 decibéis, por isso fique atento!

Ao notar alguma anormalidade na audição, suspenda os fones de ouvido e busque ajuda profissional imediatamente.