Todo mundo concorda que uma boa música pode contribuir para a disposição na hora de realizar as atividades físicas, mas você sabia que por causa delas as academias e os centros de esporte podem apresentar riscos para a saúde auditiva? Pesquisas apontam que as aulas de jump, zumba e spinning tocam músicas que atingem cerca de 110 decibéis, um grande risco que pode causar a perda auditiva. E é sobre isso que vamos falar neste artigo.

É indiscutível os benefícios que a música pode proporcionar durante o momento dos exercícios físicos, mas é necessário estar muito atento ao volume delas enquanto malha, pois em um determinado nível elas podem apresentar riscos à audição tanto dos alunos quantos dos monitores de atividade.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos comprovou que os ruídos durante as atividades física em academias estão com a frequência de 100 a 110 decibéis, os quais são de 30 a 40 decibéis mais elevados do que o nível considerado seguro para a audição.

É claro que apenas uma hora de exposição a estes ruídos não irá causar danos, mas ficar durante muito tempo exposto à estes barulhos pode sim provocar a perda auditiva permanente já que pode ocorrer um dano à célula ciliada no ouvido interno. Como tudo na vida, o problema é sempre o excesso.

O problema maior é que os alunos e professores não são orientados a utilizarem protetores auricular e com isso, eles vivem expostos à música alta e aos poucos vão perdendo a audição. Além é claro da música alta nas aulas em grupo, existem ainda o grito dos professores a cada mudança de exercício, o que faz com que o barulho seja ainda maior.

Infelizmente, 86% das academias trabalham com os valores acima dos permitidos pela legislação e estão expondo seus funcionários e alunos aos riscos da perda auditiva.

Recentemente em Curitiba investigou-se a audição dos professores de academia e comprovou-se uma perda auditiva neurossensorial para frequências agudas, com medidas imitanciometria normais, exceto para reflexo acústico contralateral em 4 kHz que esteve ausente em 96% dos avaliados. Além disso, detectou-se problemas como zumbidos, baixa concentração e sensação de ouvidos tampados.

O uso de protetores auriculares é a recomendação para aqueles que desejam preservar a audição e diminuir os impactos dos altos sons durante as atividades físicas. Eles são uma boa opção pois você protege a audição e ainda pode continuar curtindo a música.

Se você tem apresentado problemas de audição venha fazer o nosso exame e testar os nossos aparelhos, estamos prontos para te ajudar.