As otites são infeções muito comuns em crianças e bebês, entretanto, adultos também podem sofrer com este problema. Devido às diversas complicações que a doença pode causar, nesse artigo você poderá compreender o que é a otite, quais os sintomas e possíveis tratamentos.
O que são as otites?
A otite é uma infecção que acomete o ouvido médio, um pequeno espaço cheio de ar localizado atrás do tímpano. Essas infecções causam dores devido à inflamação e o acúmulo de secreção. Existem três tipos de otites, sendo elas a externa, a média e a interna.
A otite externa é uma infecção do canal do ouvido que vai até a membrana do tímpano sendo o responsável por localizar a fonte sonora e amplificar até chegar ao tímpano. Normalmente elas são causadas por traumas, como uso de cotonetes ou a introdução de outros objetos para coçar os ouvidos. Outra fonte de infecção é a água contaminada, por isso deve-se tomar muito cuidado ao tomar banhos de piscina ou no mar.
A otite média acomete o ouvido médio que se comunica com o nariz por meio da tuba auditiva. Por isso, ela é causada pelo o acúmulo de secreção nasal que pode subir ao ouvido médio por meio da tuba auditiva.
Por fim, a otite interna é causada no ouvido interno que é uma parte mais complexa. É nele que ficam a cóclea e o labirinto, que são responsáveis pela audição e equilíbrio, estes estão bem próximos dos nervos auditivos e vestibular. As infecções do ouvido interno são mais graves e podem causar tontura intensa e queda na audição.
Quais são as causas das otites?
As otites podem ser causadas por vírus ou bactérias. Inchaços causados por resfriados e alergias podem bloquear as tubas auditivas, assim a ventilação do ouvido médio fica comprometida propiciando a proliferação dos vírus e bactérias formando a otite.
Além disso, pode-se contrair a otite pela inflamação da adenóide, órgão que fica localizado na parte de trás do nariz, com a inflamação ela fica mais vulnerável à infecção. O fato da adenoide estar muito próxima à abertura da tuba auditiva, a inflamação pode bloquear as tubas, contribuindo para a doença.
Sintomas
É comum que os sintomas se iniciarem de dois a sete dias após a pessoa ser acometida pela a infecção, podendo ser eles:
- Dor de ouvido;
- Vômitos;
- Febre;
- Perda do apetite;
- Líquido espesso e amarelado ou com sangue saindo do ouvido;
- Dor de cabeça;
- Dificuldade em dormir;
- Falta de humor.
Para o tratamento a primeira preocupação será aliviar a dor do paciente e no caso das otites bacterianas o médico pode receita antibióticos para o tratamento. É fundamental que assim que os sintomas surgirem que o paciente procure o tratamento médico para que o quadro não evolua acarretando em outros problemas.
Se você ou algum familiar está sofrendo com a perda auditiva, entre em contato conosco que vamos te ajudar.